domingo, 22 de setembro de 2013

Tornado deixa três mortos em Taquarituba, no sul de São Paulo

SÃO PAULO - Um tornado causou a morte de três pessoas em Taquarituba, no sul de São Paulo, na tarde deste domingo. Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 40 pessoas ficaram feridas. Uma das vítimas é uma adolescente que morreu depois que a cobertura do ginásio municipal desabou. O motorista de um ônibus que tombou na Rodovia João Mellão (SP-255) também morreu.
Os telefones do município de cerca de 23 mil habitantes pararam de funcionar após a queda da torre telefônica. O tornado também provocou o destelhamento de casas e postos de combustíveis, a queda de árvores, além de vários acidentes de trânsito. De acordo com os bombeiros, há possibilidade de vítimas soterradas.
O fenômeno, que é esporádico, foi provocado por uma frente fria, segundo o meteorologista Paulo Matsuo, da Climatempo.
— Pela análise das imagens que foram feitas, é possível concluir que foi um tornado — disse.
O tornado se caracteriza pelos redemoinhos que saem de nuvens.
Chuva atinge 56 cidades em Santa Catarina
Em Santa Catarina, as fortes chuvas já atingiram 56 cidades fizeram o governador Raimundo Colombo (PSD) dizer ontem que estuda a possibilidade de decretar estado de emergência no estado. Até a tarde deste domingo, cerca de 4 mil pessoas já estavam desabrigadas ou desalojadas. O Vale do Itajaí é a região mais prejudicada.
— Duas regiões nos preocupam mais neste momento, o Vale do Itajaí e a região Norte, onde a previsão indica que a chuva deve aumentar. Em Joinville, três rios já transbordaram — disse Colombo.
De acordo com a Defesa Civil, desde sexta-feira foram registrados alagamentos, deslizamentos, nível de rios acima do normal e queda de granizo. No Vale do Itajaí, mais de 1.500 pessoas já tinham deixado suas casas até a tarde de ontem. O rio Itajaí-Açu chegou a medir mais de nove metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário